Você está participando do concurso literário que a Qualis está promovendo?
Não sabe do que eu estou falando? Então, clique AQUI e inscreva-se já para participar de uma de nossas antologias e ter um conto publicado e lançado na Bienal do Rio.
Ah, mas você não faz a menor ideia de como escrever um conto?
Calmaí que a gente te ajuda!
Mas, afinal, o que é um conto?
O Conto é narrativa breve escrita em prosa, sendo mais curto que o romance e a novela. Tal qual um texto narrativo, ele envolve enredo, personagens, tempo e espaço.
Assim como acontece em uma narrativa mais longa, como uma noveleta ou um romance, o conto precisa ter em sua estrutura: uma introdução, um desenvolvimento e um clímax.
Introdução: apresentação da ação que será desenvolvida. Nesse momento inicial, há uma breve ambientação do local, tempo, personagens e do acontecimento.
Desenvolvimento: formado em grande parte pelo diálogo das personagens, aqui se desenrola o desenvolvimento da ação.
Clímax: encerramento da narrativa com desfecho surpreendente.
(Fonte: Toda Matéria)
Um conto precisa ter personagens (ou apenas UM), ambientação, pode ou não ter diálogos, um narrador, um enredo e um argumento.
Normalmente, ele possui um pouco menos de personagens do que um romance, e essa é uma dica para quem normalmente abusa da quantidade de palavras ao escrever um texto ficcional: quanto menos pessoas você inserir na sua história, mais chances você tem de conseguir concluir a narrativa em um texto mais curto.
Caso queira analisar outros contos e tentar entender como funciona a métrica, há alguns autores maravilhosos, especialistas em contos, que podem te dar uma forcinha:
- Machado de Assis;
- Clarice Lispector;
- Edgar Allan Poe;
- Stephen King;
- Lygia Fagundes Telles;
- Liev Tolstoi;
- Irmãos Grimm;
- Hans Christian Andersen.
Dentre muitos outros.
Mãos a obra, capriche no seu texto e boa sorte!