Oi, pessoal!
Vamos a mais uma sessão de dicas para escritores?
No post de hoje, vamos aprender quais são os tipos de personagens e o que eles acrescentam à trama. Todos eles devem ser bem construídos, obviamente.
Precisam despertar sua curiosidade em conhecer mais sobre eles, suas motivações, seus objetivos e sua personalidade. Este interesse por essa pessoa fictícia pode estar relacionado a algo sobre sua vida emocional (como pensam e sentem), sua vida pessoal (como se comportam e como se relacionam entre si) e aspectos sociais (qual o seu papel político e/ou cultural na história). Claro que o essencial é que haja uma combinação entre os três.
Tipos de personagens:
- Protagonista: É aquele por quem e para quem a história acontece. É a partir da perspectiva dele que o conflito se desenrola.
- Co-protagonista: É o personagem que tem uma ligação próxima com o protagonista (irmão, melhor amigo, pai, namorado); alguém que o auxilia na jornada em direção a seu objetivo ou que tem o mesmo objetivo que ele, o que poderá fazer com que sigam juntos. São aqueles que aumentam a complexidade da trama. Ex.: Hermione e Rony, em Harry Potter.
- Antagonista: É o personagem rival do protagonista, o que será a base para o conflito da história. Vale ressaltar que o antagonista não necessariamente precisa ser uma pessoa. Pode ser um objeto, um animal, um monstro, um espírito, um grupo social, uma circunstância, uma deficiência física ou psicológica. Ex.: Em livros de casas mal assombradas, o antagonista é a própria casa.
- Oponente: É o personagem que não chega a ser um antagonista, mas que, em algum momento da história, se opõe ao protagonista, pois, em algum nível, deseja o mesmo que ele. Ex.: Jacob, na saga Crepúsculo, era oponente a Edward por desejar Bella, mas não era um vilão, um antagonista.
- Coadjuvante: Personagem secundário que auxilia no desenvolvimento da história.
Curtiu? Agora vá lá criar seus personagens, porque eles devem estar aí falando na sua cabeça!