Começou nesta terça-feira, dia 08, e vai até sexta, dia 11, a edição de 2018 da SIQ – Semana Internacional de Quadrinhos. O evento acontece desde 2016 e é um programa imperdível para estudiosos e apaixonados por histórias em quadrinhos.
Durante os quatro dias, o evento reúne mesas de debate, palestras e oficinas com ilustradores, quadrinistas, roteiristas, editores e outros profissionais. Dentre eles: a quadrinista Fernanda Nia; a desenhista premiada Graça Lima; Rui de Oliveira, responsável por peças clássicas das artes gráficas brasileiras e da cultura pop, como a abertura da primeira série para TV do Sítio do Pica-pau Amarelo; além de Luciano Cunha e Gabriel Wainer, contando as novidades sobre o filme do Doutrinador, o personagem brasileiro que vai ganhar vida nos cinemas. Estes são apenas alguns dos nomes! Confira abaixo a programação completa.
Além disso, talvez as grandes estrelas da SIQ sejam as editoras e os artistas que estarão expondo e comercializando seus trabalhos ao público. Dentre as dezenas de nomes confirmados estão: Nilton Simas (Lunch Time), Yuji Katayama (Templários), Lucinei Campos (Lavínia e a árvore dos tempos), o coletivo Capa Comics e as autoras da Qualis Bia Carvalho e Luciane Rangel (euzinha aqui =D )
Para quem sonha em trabalhar ou mesmo já trabalha com quadrinhos e quer expandir seus conhecimentos, ou para quem apenas ama a arte e quer conhecer melhor o trabalho de outros artistas brasileiros, a SIQ é um programa imperdível. Se estiver pelo Rio de Janeiro, não deixe de dar uma passada lá.
A SIQ vai até sexta-feira, na Escola de Comunicação da UFRJ – Campus Praia Vermelha, e a entrada é gratuita. Você pode ter mais informações na página do evento lá no facebook.
Luciane Rangel é escritora, autora dos livros Destinos de Papel e Contando Estrelas, publicados pela Qualis Editora.
Leitora tracinha, dobradora de papel, geek, dorameira, jedi, lufana, além de Sailor nas horas vagas.