Para muitos, a Páscoa é um momento de celebração, de estar com a família e, claro, de se entupir de chocolates!
Porém, há um significado por trás desta data tão importante, e nós, da Qualis, achamos importante compartilhá-lo com você.
Para começar, você sabe o que significa o termo PÁSCOA?
Pois bem, esta palavra vem do latim Pascha, que, por sua vez, deriva do hebraico Pessach, que significa A Passagem. Para os cristãos, esta data simboliza a passagem de Cristo da morte para a vida.
Para os judeus, a Páscoa também tem um significado importante, ela simboliza a fuga do povo judaico do Egito. Para comemorar a Páscoa, os judeus fazem e comem o matza (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.
Há muitos símbolos que representam a Páscoa, dentre eles:
- Os ovos: Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Os ovos não eram comestíveis, como se conhece hoje. Era mais um presente simbólico. Com o tempo, estes ovos começaram a ser de chocolate.
- O chocolate: Algumas civilizações viam o chocolate como algo sagrado, tal como ouro. Ele era, inclusive, considerado moeda de troca.
- O coelho: A tradição do coelho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, em meados do século 18: o coelho “visitava” as crianças e “escondia” os ovinhos para que elas os procurassem, como em uma caça ao tesouro. Acreditava-se que o coelho era a representatividade da fertilidade e do ressurgimento da vida.
A Páscoa é classificada como uma festa móvel, assim como todas as demais festividades que estão relacionadas a esta data, como o Carnaval, por exemplo. No entanto, sua comemoração costuma acontecer entre os dias 22 de março a 25 de abril.
Agora que você já conhece o significado e os símbolos que representam esta data, nós, da Qualis, te desejamos uma Páscoa maravilhosa. Lembrando que o verdadeiro significado da data não está em consumir, mas em ficar com a família, celebrar o renascimento de Cristo (se você acredita) e manter a harmonia sempre.