Amanhã é Dia Internacional da mulher. E, para comemorar essa data tão importante, trouxe hoje um Top-6 com personagens femininas de séries, todas maravilhosas e empoderadas!
6- Kara Danvers (Melissa Benoist) – Supergirl
Nada melhor do que uma super-heroina para iniciar a lista.
Ela é muito mais do que a “prima do superman”. Aliás, ela tem exatamente os mesmos poderes do seu primo. E quando decidiu assumi-los e lutar pela segurança da cidade, mostrou que o lugar da mulher é onde ela quiser (e por que não voando por aí para combater o crime?)
Aliás, a série toda é composta por muitas mulheres maravilhosas. Destaque para Cat Grant, (Calista Flockhart), chefona da Catco Worldwide Media, rycah, finah e poderosa, e para Alex Danvers (Chyler Leigh), agente e gênio do DEO, que na segunda temporada vive uma jornada de descoberta e aceitação de sua sexualidade.
5- Nairóbi (Alba Flores) - La casa de papel
Ela não é a protagonista. Mas, quem se importa?
Nairobi chegou devagar, mas rapidamente roubou a cena. Não era para menos: forte, engraçada, simpática, falsificadora profissional e, logo descobrimos, também dona de uma das (senão A) tramas mais tocantes do enredo. Além de autora das frases mais maravilhosas da série (Dentre ela a lacradora: “Que comece o Matriarcado!”)
Aliás, provavelmente daria para fazer um top 5 de personagens femininas foda apenas com essa série, já que estas são o ponto alto de basicamente todos os núcleos da série. Mulheres que trazem à tona temas tão necessários como abuso, abandono, tráfico de mulheres, revenge porn, dentre tantos outros.
4- Anne Shirley (Amybeth Mcnulty) - Anne with an E
Baseada no livro de 1908, “Anne de Green Gables” (Lucy Maud Montgomer) Anne with an E nos mostra a história de uma menina órfã, que aos poucos vai quebrando paradigmas, derrubando barreiras e conquistando o seu espaço. Tudo com o seu jeitinho especial, sua cabecinha sonhadora e seu amor pelos livros.
Anne é encantadora e, mesmo que nem se dê conta, também é extremamente poderosa.
3- Joana (Vaneza Oliveira) – 3%
Mais uma para a lista de possíveis “Mas ela não é a protagonista”. E, novamente, ninguém se importa, porque Joana conquistou espaço não apenas na trama, mas nos corações dos fãs da série.
Mulher negra, nascida e criada às margens da sociedade, ela não demonstra tanto interesse no processo, mas vê nele uma forma de sobrevivência. Personagem complexa, cheia de camadas, de moral ambígua e que foge a qualquer estereotipo de “mocinha perfeita”. Logo se mostra uma mulher maravilhosa e acaba se tornando a real protagonista da produção brasileira. Como dizem os fãs da série, Joana é rainha da p***a toda!
2- Peggy Carter (Hayley Atwell) – Agente Carter
O fato de ser a primeira heroína da Marvel a protagonizar uma série própria já faz de Peggy Carter presença garantida nessa lista. Mas ela consegue ir além! Na década de 40, ela ousava ser a única mulher dentro de uma agência de segurança do governo. Se hoje em dia isso não é tarefa fácil, imaginem em uma época em que o machismo imperava? Assim como a Supergirl é muito mais do que “a prima do Superman”, Peggy também vai muito além de ser apenas “a namorada do Capitão América”. Ela é protagonista de seu próprio destino.
1- Jessica Jones (Krysten Ritter) – Jessica Jones
Tendo como base a personagem homônima da Marvel Comics, Jessica seguiu o caminho aberto por Peggy Carter e foi mais uma das heroínas da Marvel a ter a sua própria série. Esperamos que muitas ainda venham depois dela.
Marvel e Netflix acertaram em cheio com Jessica Jones. Simplesmente porque é muito mais do que uma série sobre uma heroína badass. É uma série sobre abuso e sobre a força de uma mulher para superá-lo.
E aí, curtiram a lista? Que personagens femininas você colocaria no seu top 6? Conta aí pra gente nos comentários!
Luciane Rangel é escritora, autora dos livros Destinos de Papel e Contando Estrelas, publicados pela Qualis Editora.
Leitora tracinha, dobradora de papel, geek, dorameira, jedi, lufana, além de Sailor nas horas vagas.